Ética e Moral - Conceito e Diferença

 

Ética e Moral - Conceito e Diferença

Moral


A moral são os comportamentos que são considerados certos ou errados. A moral não é apenas um conjunto de regras que nos dizem o que é bom e o que é ruim. Eles também são os princípios pelos quais vivemos e como julgamos os outros.

A moral pode ser identificada procurando duas coisas: primeiro, o comportamento moral, que inclui as ações tomadas para ajudar os outros, por exemplo; segundo, julgamentos morais, que incluem quando você julga o comportamento de outra pessoa como certo ou errado.

O comportamento moral é uma expressão externa de nossos princípios morais internos. Pode ser usado para mostrar aos outros que acreditamos em algo como justiça e igualdade. Em contraste, os julgamentos morais expressam nossas crenças sobre se algo é bom ou ruim, influenciando a tomada de decisões, de possíveis ações.


Diferença Entre Ética e Moral


A ética refere-se aos princípios morais que tentam definir como as pessoas devem se comportar, evidenciando seus valores e suas ações; é o ramo da filosofia que lida com princípios morais, padrões e códigos de conduta.

A moralidade é um conjunto de padrões ou crenças sobre o comportamento certo e errado. A moralidade é subjetiva porque pode ser influenciada pela sociedade e pela educação. A ética, por outro lado, é objetiva, pois não depende de opiniões ou preconceitos pessoais; ou seja, ela caracteriza e identifica o indivíduo na sociedade pelo que é demonstrado.


Um exemplo de ação ética:


Um exemplo de ação ética entra em jogo quando uma empresa está disposta a assumir uma dívida financeira para manter seus valores morais.


Um exemplo de uma ação moral:


Um exemplo de ação moral é quando alguém se oferece como voluntário em um refeitório para ajudar a alimentar os menos afortunados.


Conclusão


Nota-se que a moral é abrangida pela ética, esta funcionando como gerenciadora dos padrões e costumes do ser humano, embora nem sempre estejam interligadas.

A ética é o resultado da sociedade sobre o ser humano, são as impressões do meio exterior moldadas nele e que fazem com que siga diretrizes socialmente ensinadas ou demonstradas com ou sem intenção, funcionando como uma espécie de camuflagem idêntica a dos outros, reflete também a aceitação ou necessidade de aceitação por parte do grupo.

rico

Bacharel em administração, especialização em gestão financeira, gestão governamental, perito em contabilidade, analista de investimento e especialista em mercado financeiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atualizar