Locação e Fundação Residencial

Passo a passo de montagem do gabarito, nível e detalhes sobre as valetas para a construção da base estrutural de uma residência. Nesse exemplo, supõe-se que o tamanho do terreno plano seja de 20,2 metros de largura por 30 metros de comprimento (20,2 m x 30 m); e o tamanho da casa de 15 m x 12 m (largura x comprimento).

GABARITO

Antes de iniciar a perfuração das valas, monta-se o gabarito que servirá de diretriz para as dimensões e profundidade delas, tanto das paredes externas quanto internas dos cômodos da casa. O gabarito facilita o trabalho e permite a perfeição dimensional e de nível da base estrutural.

Sabendo que o terreno tem o tamanho interno (área a ser construída) de 20,2 m x 30 m, e que a casa terá o tamanho externo de 15 m x 12 m, e que o gabarito deve ficar a 1 metro de distância das valetas, então tem-se 5 metros distribuídos nas laterais da construção, ficando 2,5 metros para cada lateral, esquerda e direita, considerando a largura total de 20,2 metros do terreno.

As estacas do canto direito irão ficar a 1,5 m de distância do muro. Qualquer medida adicional (que nessa situação particular do terreno de largura total de 20,2 m é de 20 cm) será distribuída no lado esquerdo. Isso resulta em aproximadamente 1 m livre para circulação e provável estocagem de curto prazo de materiais de construção para utilização imediata ou posterior realocação.

Na frente, as estacas frontais deverão ficar  a uma distância de 6 metros do muro.

O espaçamento entre as três estacas dos cantos deve ser de 1,80 m, precisam estar alinhadas, no esquadro e demarcadas a 50 cm da superfície, do ponto mais alto do terreno. Essa demarcação de 50 cm será distribuída para as demais estacas por meio de mangueira de nível e linhas.

Através dessas linhas já niveladas, será possível medir a profundidade das valas, mantendo elas niveladas de acordo com o nivelamento das linhas. Por isso as linhas devem estar exatamente nas demarcações distribuídas.

Com as linhas esticadas nas medidas certas e no esquadro e niveladas, inicia-se a perfuração das valetas e nivelamento delas.

Nota: as valetas não devem ter profundidade inferior a 40 cm.

Calculando a Hipotenusa (900)

A hipotenusa ajuda a confirmar se o gabarito da base estrutural está realmente no esquadro. Ela é o resultado da soma das dimensões da casa elevadas ao quadrado.

Se no passo a passo exemplo a residência mede 15 m x 12 m, então o cálculo seria: 152 + 122= 225 + 144= 36,9 m.
Com isso, conclui-se que a diagonal do gabarito deve ter tamanho igual a 36,9 metros, de um canto ao outro. Confirma-se assim, que o gabarito está realmente no esquadro, ou seja, com ângulos de 90 graus nos cantos (é recomendável medir as duas diagonais, as quais deverão estar exatamente na medida da hipotenusa).

VALAS

As valas ou valetas são perfuradas a 60 cm de profundidade da superfície mais alta do relevo do terreno, orientando-se pelas linhas niveladas (terreno plano ou relativamente plano). Essa é a profundidade mais aconselhável e está plenamente dentro do mínimo exigido de 40 cm. Devem ter largura de 30 cm (pode variar conforme o tamanho do tijolo ou requisitos arquitetônicos, situação do terreno etc), geralmente.

PROFUNDIDADE DOS PILARES

Ao concluir a perfuração das valas ou valetas, o próximo passo é perfurar também os orifícios para os pilares que irão garantir a sustentação da carga e melhor fixação sobre o solo.

Para calcular a profundidade correta para os pilares, pode-se utilizar a tabela de medidas aplicada também na construção de muros:
ALTURA DO MURO/PAREDE (M) PROFUNDIDADE DA VALA (M)
1,00 0,20
1,50 0,30
2,00 0,40
2,50 0,50
Tabela de medidas de profundidade de valeta para muro.

Essa tabela trata-se da profundidade de vala para muro conforme a altura dele, que nessa situação do passo a passo, aplica-se aos orifícios dos pilares das paredes, os quais serão feitos dentro das valetas das paredes da casa, que supostamente já estão prontas.

Então, em uma parede de 1 m de altura, o pilar terá 20 cm abaixo da superfície da valeta, e qualquer altura que ultrapasse esse 1 metro, para cada próximo 50 cm, soma-se 10 cm a mais na profundidade do pilar.

Estando a profundidade dos pilares correspondentes à altura das paredes e também a profundidade das valas de acordo com as indicações já citadas, então agora é o momento de fazer a concretagem e dos pilares e do lastro.

LASTRO

 O lastro será a base do alicerce. No fundo da vala deve ser feito um lastro de concreto magro com cimento e brita, de 5 cm de espessura e com barras de 3/8" que precisam estar submersas e envolvidas pelo concreto do lastro de modo que previna a umidade nelas (recomenda-se pelo menos 1,5 cm de proteção pelo concreto).

Nota: antes de iniciar o lastro, é necessário concretar e impermeabilizar os pilares, transpassando e ajustando as barras 3/8" do lastro entre as treliças dos pilares. Isso garante uma melhor acomodação e fixação dessas barras do lastro e pilares.

BALDRAME

Com o lastro de concreto magro pronto juntamente com a concretagem dos pilares e impermeabilização, inicia-se a construção do baldrame, devendo ter altura de até 60 cm de profundidade (mínimo de 0,50 m ou até 0,40 m) contados acima do lastro de 5 cm.

MEDIDAS DO CONCRETO e IMPERMEABILIZAÇÃO

Concreto de amarração: 1 : 21/: 4 (cimento, areia grossa, brita pedra nº 2);
Massa para assentamento de tijolos: 1 : 3 (cimento, areia);
Sapata corrida: 1 : 3¹/² : 4 (cimento, areia, brita);
Lastro de concreto: 1 : 21/: 4 (cimento, areia grossa, brita pedra nº 2). O lastro de concreto magro deve ter a mesma proporção do concreto de amarração;
Impermeabilização do alicerce: 1 kg de impermeabilizante Vedacit para a dosagem de argamassa de 1 : 3 (cimento, areia).
Aplica-se o Vedacit diretamente na água para posteriormente misturar com cimento e areia (se for somente para argamassa) e brita (se for para concreto); a mesma medida de Vedacit para argamassa também é indicada para a massa do concreto.

A espessura máxima dessa argamassa impermeabilizadora é de 2 cm, mas para evitar trincas, recomenda-se a espessura de 1,5 cm para ser utilizada como um reboco. Antes disso, pode-se  impermeabilizar também o concreto da viga baldrame com essa mesma mistura com Vedacit citada logo acima, mas geralmente utiliza-se o impermeabilizante líquido aplicado com pincel largo.

Recomenda-se que as primeiras duas ou três fiadas da alvenaria de vedação seja impermeabilizada com a argamassa impermeabilizante.
rico

Bacharel em administração, especialização em gestão financeira, gestão governamental, perito em contabilidade, analista de investimento e especialista em mercado financeiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atualizar